Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2008 - 17h40

Compra da Del Valle pela Coca-Cola tem aprovação de órgãos do governo

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Os dois órgãos de acompanhamento econômico do governo emitiram hoje parecer favorável à compra da Del Valle pela Coca-Cola, operação anunciada no final de 2006.

Segundo parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico, ligada ao Ministério da Fazenda, e da a Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, a operação não prejudica a concorrência no mercado de sucos prontos para consumo. O parecer aprova a aquisição sem restrições e será enviado agora para o Cade (Conselho de Defesa Econômico).

O parecer avaliou o efeito da aquisição conjunta pelo Grupo Coca-Cola e pela Coca-Cola Femsa da empresa Del Valle México, proprietária no Brasil da Sucos Del Valle. Segundo os técnicos das duas secretarias, a operação recebeu avaliação favorável porque as barreiras para a entrada de novos concorrentes nesse mercado são baixas e, além disso, há uma estimativa de crescimento do consumo desse produto no brasil.

Outro fator considerado no relatório foi que os atuais concorrentes desse setor possuem poder econômico relevante, o que indica que a concorrência no mercado de sucos prontos está mantida.

"A concorrência das chamadas marcas próprias e a presença de competidores com reconhecido poder econômico constituem inegáveis itens a indicar a rivalidade nesse setor", diz o relatório.

Em 2005, a Coca-Cola anunciou a compra da Mais Indústrias de Alimentos, dona da marca Sucos Mais, e, no ano passado, comprou a Leão Junior, que fabrica o Matte Leão, dando mais um passo para ampliar a participação no mercado brasileiro de bebidas não-alcoólicas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página