Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2001 - 19h39

Regiões cumprem novas metas de racionamento

Publicidade

HUMBERTO MEDINA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Todas as regiões sob racionamento estão obedecendo as novas metas de consumo estabelecidas pelo "ministério do apagão". Os reservatórios das hidrelétricas também estão mais cheios do que o governo esperava para o período.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a economia de energia acumulada no mês registrou folga 6,08% em relação à meta nos primeiros 16 dias de dezembro. Ou seja, o consumo ficou 6,08% abaixo do limite fixado pelo governo.

No Nordeste, essa folga ficou em 7,3%. No Norte (leste do Pará, partes do Maranhão e Tocantins, segundo classificação do setor elétrico) o consumo ficou 9,3% abaixo da meta.

Na semana passada houve aumento do consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro- Oeste. De terça-feira a sexta-feira, a meta diária de consumo foi ultrapassada. Sábado e domingo, no entanto, houve economia de energia além do necessário.

Os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com 25,98% de sua capacidade. Nesse nível, estão 11,82 pontos percentuais acima das previsões do governo. No Nordeste, os reservatórios estão com 10,35% de sua capacidade, o que significa 5,73 pontos acima do esperado.

Na região Norte o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí está com 38,35% de sua capacidade. O "ministério do apagão" espera que esse reservatório suba até 50% e, no final do mês, o racionamento possa ser suspenso no Norte.

Nas regiões Sudeste, Centro- Oeste e Nordeste o racionamento deverá ser suspenso no final de fevereiro se as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em relação às chuvas se realizarem. O instituto previu que as chuvas no verão serão 20% superiores à média.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página