Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2001 - 19h17

Racionamento termina janeiro em parte do Pará, Maranhão e Tocantins

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Parte dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins (classificados pelo ONS como região Norte) vão sair do racionamento de energia elétrica já em 1º de janeiro de 2002. A região é abastecida pela hidrelétrica de Tucuruí. Segundo o ministro, José Jorge, a decisão será anunciada amanhã pela GCE (Câmara de Gestão da Crise de Energia).

Para que o Norte saia do racionamento é preciso que o reservatório de Tucuruí atinja 50% da sua capacidade, o que segundo o ministro, deve acontecer no próximo dia 27.

"Nós precisamos decidir isso com uns 15 dias de antecedência para que os grandes consumidores da região possam religar os seus equipamentos", disse o ministro.

Segundo ele, os quatro grandes consumidores da região (indústrias eletrointensivas), são responsáveis por 60% do consumo.

Pelos dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o reservatório de Tucuruí está com 39% da sua capacidade, um ganho de 13,6 pontos percentuais em dezembro.

Todos os reservatórios das regiões atingidas pelo racionamento apresentaram uma recuperação significativa este mês devido ao aumento das chuvas.

As usinas estão com 26,34% da sua capacidade no Sudeste/Centro-Oeste, um ganho de 3 pontos percentuais acumulados no mês. No Nordeste, os reservatórios subiram 2,44 pontos, chegando a 10,44%.

Leia mais no especial sobre Crise Energética
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página