Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2001 - 12h50

Reservatórios estão em 29% no Sudeste e 47% no Norte, aponta ONS

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Os reservatórios das regiões atingidas pelo racionamento apresentaram uma recuperação significativa este mês devido ao aumento da ocorrência de chuvas.

Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas contam com com 29% da sua capacidade de armazenagem no Sudeste/Centro-Oeste, um ganho de 6 pontos percentuais acumulados no mês. No Nordeste, os reservatórios subiram 4,3 pontos, chegando a 12,3%.

O melhor resultado foi obtido no Norte, onde o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí subiu 21,7 pontos, chegando a 47% do potencial. Como esse resultado já era previsto, o Norte vai sair do racionamento a partir do dia 1º de janeiro.

A queda no consumo de energia também continua acima do esperado. Com as mudanças no racionamento, os consumidores voltaram a ficar dentro das suas metas, o que não acontecia desde julho.

A economia acumulada no mês de dezembro está 7,8% acima das novas metas no Sudeste/Centro-Oeste, 7,6% além da referência no Nordeste e 8,2% superior à meta no Norte.

Hoje, o consultor-geral da União, e membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia, André Serrão, vai falar sobre a MP (medida provisória) que determina os reajustes extraordinários de energia -de 2,9% para consumidores residenciais, rurais e serviço público e de 7,9% para comércio e indústria- para compensar as perdas do racionamento.

Leia mais no especial sobre Crise Energética
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página