Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2008 - 15h34

Principais Bolsas européias encerram semana em baixa

Publicidade

da Folha Online

Os mercados de ações da Europa encerraram a semana em queda, após abrirem em alta. Ainda persistem os temores sobre a extensão da crise nos EUA, em um dia em que a confiança do consumidor norte-americano chegou ao nível mais baixo em 16 anos.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 caiu 0,43%, a 5.692 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,28%, com 6.559,90 pontos. Já em Paris, o CAC-40 teve queda de 0,50%, para 4.695,92 unidades.

Estiveram entre as ações em baixa as da HBOS, Peugeot, Danone, EADS, Basf e Deutsche Telekom. Em sentido contrário, apareceram os papéis da Antofagasta, ArcelorMittal, AXA, France Télécom, Commerzbank e SAP.

Investidores continuam a mensurar o peso da crise de crédito nos EUA e se ela fará mais vítimas em Wall Street, entre elas o Lehman Brothers. Há rumores de que o banco poderia ser o próximo a quebrar --diretores da instituição vieram a público ontem dizer que isso é "infundado".

No geral, pesou no mercado hoje a má notícia vinda dos EUA, de que a confiança do consumidor norte-americano caiu ao menor nível em 16 anos. Em nota, a pesquisa da University de Michigan diz que 'agora é quase unânime entre os consumidores que a economia [dos EUA] já entrou em recessão'.

Mais cedo, o Departamento do Comércio dos EUA informou que o gasto dos consumidores norte-americanos cresceu 0,1% em fevereiro, na comparação com janeiro, quando o índice subiu 0,4%, acima das expectativas. A renda dos americanos, por sua vez, cresceu 0,5%, após alta de 0,3% em janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página