Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2008 - 17h51

Air France encerra negociação para compra da Alitalia

Publicidade

da France Presse e da Efe, em Roma

O grupo aéreo franco-holandês Air France-KLM decidiu nesta quarta-feira encerrar as negociações para comprar a Alitalia, depois que os sindicatos da companhia aérea italiana apresentaram uma proposta que, na avaliação da empresa, é "muito deficitária".

Após o comunicado, o presidente da Alitalia, Maurizio Prato, renunciou nesta quarta-feira à direção da companhia aérea. "Maurizio Prato apresentou sua renúncia como presidente. O conselho de administração foi convocado para amanhã [quinta-feira] e decidirá as medidas oportunas", indicou esse comunicado divulgado pela Alitalia.

Segundo informou a Air France-KLM, a proposta dos sindicatos supõe "um marco totalmente diferente" do que a empresa havia planejado no ano passado e é "incompatível com a meta de uma volta rápida à rentabilidade da Alitalia".

O grupo franco-holandês lembrou na nota que a oferta estava subordinada a um acordo prévio com as organizações representativas da maioria das categorias do pessoal da Alitalia (funcionários de terra e de vôo). O projeto de compra da Air France-KLM previa a eliminação de 2.100 empregos.

"A Air France-KLM sabe, por experiência, que no mercado do transporte aéreo nenhum plano de reestruturação teve êxito sem o consenso dos trabalhadores", diz o documento.

Com isso, a Air France-KLM informou "que já não existem mais as condições para continuar com as negociações" e lembrou que seu Conselho de administração não possui nenhum mandato para dar prosseguimento ao "novo esquema".

Na nota, o presidente da Air France-KLM, Jean-Cyril Spinetta, afirma que era um projeto no qual "acreditava profundamente" e no qual continua acreditando, "porque teria permitido a Alitalia reencontrar rapidamente o caminho do crescimento rentável".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página