Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2008 - 13h01

México propõe associação entre estatais Pemex e Petrobras

Publicidade

da Ansa, na Cidade do México

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta sexta-feira, em evento em Cancun, que o presidente do México, Felipe Calderón, propôs a Lula uma associação entre as estatais Pemex (Petróleos Mexicanos) e Petrobras para a criação de uma terceira empresa petrolífera que opere fora do país.

Lobão, que participa da Segunda Conferência de Ministros de Energia da África, América Latina e Caribe, promovida em Cancun, disse que, na nova empresa, os dois governos teriam uma participação acionária de 50%.

O ministro brasileiro disse à imprensa que o projeto foi proposto por Calderón, que "está interessado em formalizar a sociedade". O México é um dos dez maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo e um dos três principais fornecedores dos Estados Unidos.

O presidente mexicano defende que a empresa poderá operar em qualquer parte onde a Petrobras esteja presente e citou os casos de Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Nigéria e Trinidad e Tobago.

Segundo Lobão, a Petrobras poderá oferecer seus serviços à Pemex para a realização de trabalhos em águas profundas no Golfo do México.

Lobão também comentou que as negociações entre os dois governos para materializar o projeto "estão adiantadas" e não excluiu a possibilidade de a nova empresa ser criada ainda este ano.

Calderón voltou a defender na última quinta-feira a abertura do setor energético para empresas privadas, atualmente vetada pela Constituição mexicana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página