Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2002 - 20h32

Eleições começam a afetar mercado em março, diz consultoria

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

As eleições presidenciais de outubro devem começar a provocar um aumento da volatilidade no mercado financeiro entre março e abril, intensificando-se por volta de julho. A avaliação é de um relatório elaborado pela consultoria Global Invest.

As conclusões da consultoria sobre o cenário político este ano são as
seguintes:

1- A ascenção da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), alterou o quadro eleitoral. Lula (PT), Ciro Gomes (PPS) e Itamar Franco (PMDB) foram os mais prejudicados.

2- Apesar de ainda baixo, o índice de popularidade do presidente Fernando Henrique Cardoso retornou aos níveis de dezembro de 2000. Resta saber qual será sua influência na viabilização de uma candidatura governista.

3- O quadro eleitoral deve se tornar mais claro a partir de abril. As últimas movimentações vão ajudar a construir o quadro eleitoral.

4- O ministro da Saúde José Serra (PSDB) vai se confirmando como o provável candidato do PSDB, mas o recuo do governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) foi apenas estratégico. Se Serra não viabilizar sua candidatura, o governador cearense voltará à disputa.

5- Dificilmente o PFL deixará de lançar Roseana como candidata. A questão é se ela vai ou não encabeçar uma chapa governista. Após uma hesitação inicial, FHC tem se mostrado receptivo a essa posibilidade.

6- O enfraquecimento do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, dificulta o lançamento de uma candidatura própria pelo PMDB. A tendência atual é que o partido apóie a aliança governista, seja ela encabeçada pelo PSDB ou pelo PFL.

7- Não deverá haver coligação de esquerda no primeiro turno. Lula será confirmado como o candidato do PT.

Leia mais:
  • Se Duhalde falhar, cresce risco de golpe, diz Global

  • BC cortará juro este mês, aposta Global

  • Dólar abaixo de R$ 2,40 é prejudicial, diz Global
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página