Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2002 - 12h02

Gol completa 1 ano com faturamento de R$ 270 milhões

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Gol Transportes Aéreos completa hoje 1 ano de operações. O aniversário será comemorado ao som de violinos dentro dos aviões. No primeiro ano de vida, a caçulinha da aviação brasileira faturou R$ 270 milhões. O resultado financeiro oficial da companhia ainda não foi divulgado.

Segundo o vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, o violino será um dos poucos luxos do aniversário da empresa. A festa não contará com champanhe nem caviar. "Somos uma empresa do tipo 'low fare, low cost' [tarifa baixa, custo baixo]. Não podemos aumentar nossos custos."

Apesar da falta de sofisticação, o aniversário da Gol contará com outras comemorações simbólicas. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por exemplo, haverá show com uma banda de jazz. A companhia também vai espalhar balões laranjas _a cor da Gol_ em todos os 17 aeroportos em que opera hoje. O uniforme da tripulação de terra e bordo mudará de cor nesta semana: em vez da camiseta branca, os funcionários vestirão uma camiseta pólo laranja.

Segundo Gargioni, a empresa tem muito o que comemorar neste primeiro ano de vida. Neste período, a Gol transportou 2,250 milhões de passageiros, 12% acima da previsão feita no início do ano passado, marcado por várias turbulências no setor aéreo.

A taxa de ocupação dos aviões da companhia de 62% também é superior aos 58% previstos no começo das operações.

Para este ano, os planos da Gol continuam voando alto. A empresa quer chegar a 22 aeroportos e transportar 4 milhões de passageiros, quase o dobro de 2001.

A frota da companhia _composta por 10 Boeings 737-700_ será ampliada logo no começo do ano. Está prevista a chegada de dois 737-700 e dois 737-800 entre janeiro e fevereiro. Os aviões 737-700 serão usados na ampliação das frequências existentes hoje. Já os Boeings 737-800 serão usados na ponte aérea Santos Dumont-Congonhas_ que começará a ser operada na primeira semana de fevereiro. A linha é considerada o filé da aviação brasileira.

Com tantos resultados positivos, a empresa não pretende mexer no time que está ganhando mercado. "O mercado aceitou bem nossa fórmula e vencemos o primeiro ano. Teremos uma expansão ainda maior em 2002 usando a mesma fórmula", disse Gargioni.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página