Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2002 - 22h00

Copa ficará entre as cidades mais caras do mundo

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

A Copa do Mundo deste ano acontecerá em meio às cidades mais caras do mundo. Para desgosto dos torcedores, Tóquio ainda é centro urbano com custo de vida mais elevado, dividindo o primeiro lugar com outra cidade japonesa, Osaka, segundo ranking da "The Economist".

Segundo pesquisa da Economist Intelligence Unit, consultoria ligada à revista "Economist", Tóquio e Osaka são as mais caras entre 134 cidades de todo o mundo. A final da Copa será em Yokohama, na Grande Tóquio. Kobe, uma das principais cidades no circuito japonês do mundial, fica ao lado de Osaka. (Veja o ranking das cidades mais caras do mundo)

Brasil ficou barato
Do lado de cá, a pesquisa aponta que São Paulo e Rio de Janeiro ficaram mais baratas com a desvalorização do real em relação ao dólar.

Para a felicidade dos turistas estrangeiros, o Rio aparece na 121ª posição, enquanto São Paulo ocupa o 122º lugar. No ano anterior, São Paulo havia passado da 85ª posição para o 101º lugar, e o Rio, do 89º para o 102º posto.

Gabão
A grande surpresa da avaliação deste ano é Libreville. A capital do Gabão (na África equatorial) é a quinta cidade mais cara do mundo, ficando à frente de Londres e Nova York, que ocupam o sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Londres ainda é a cidade mais cara da União Européia, enquanto Nova York encabeça a lista nos EUA. Chicago é a segunda mais cara das cidades norte-americanas, na 10ª colocação.

Mas o centro urbano mais caro da Europa, segundo a pesquisa, é Oslo, na Noruega, que subiu uma posição, aparecendo em quarto no ranking geral.

América Latina
Buenos Aires é a mais cara das cidades latino-americanas, ocupando o 21º lugar. No entanto, a capital argentina foi incluída na lista antes da desvalorização do peso, ou seja, as condições econômicas no país hoje podem na realidade fazer a cidade recuar no ranking.

Assunção, no Paraguai, está em último na América Latina, no 123º posto. Fica atrás apenas de São Paulo e Rio.

Entre as cidades avaliadas, Teerã, no Irã, ainda é a que tem o custo de vida mais baixo. A penúltima é Nova Déli, na Índia, antes dela vem Karachi, no Paquistão.

  • Veja o ranking das cidades mais caras do mundo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página