Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2002 - 11h50

União Européia analisa pedido de vantagens comerciais da Argentina

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

A Comissão Européia (órgão Executivo da União Européia) analisa hoje o pedido de vantagens comerciais temporárias apresentado pela Argentina para ajudar o país a enfrentar a atual crise econômica.

"Não temos comentários a fazer até que tenhamos examinado com detalhes" a proposta, afirmou o porta-voz de Pascala Lamy, comissário europeu de Comércio.

Na sexta-feira, o embaixador argentino para a União Européia pediu à Comissão para ampliar a cota de exportações de carne bovina de alta qualidade da Argentina ao bloco. Pelo pedido, os argentinos querem poder exportar quantidade equivalente à que deixou de ser embarcada para a Europa durante os 11 meses de embargo à carne argentina em razão da febre aftosa.

Além disso, a Argentina pede que uma série de produtos agro-industriais, como mel, alho e aspargo, entre outros, entre na UE durante 12 meses com taxas de importação reduzidas ou nulas. Esse benefício é concedido à Comunidade Andina e à Centro-Americana em troca do combate ao narcotráfico.

De acordo com fontes da UE, será "muito difícil" que a Argentina se beneficie de tal medida em razão de interesses comerciais de alguns países-membros.

Ajuda técnica
Em 21 de março, a Comissão Européia apresentarão um documento em que reexamina a cooperação técnica e financeira com a Argentina visando "levar em conta as necessidades sociais" do país neste momento de crise.

A Comissão pode modificar os projetos acertados no ano passado, quando firmou com a Argentina um acordo de cooperação técnica e financeira de 65,7 milhões de euros (cerca de US$ 57 milhões) para o período entre 2000 e 2006.

Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página