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13/02/2002
-
13h33
FABIANA FUTEMA
da Folha Online, em São Bernardo
A Volkswagen reorganizou sua produção de veículos no Brasil com a modernização da fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, para a produção do Polo.
A fábrica foi fundada em 1957, quando a Volks chegou ao Brasil. Antes da modernização, a fábrica era considerada a mais obsoleta da empresa em todo o mundo.
Agora a fábrica passará a contar com fornecedores trabalhando dentro da mesma linha de produção da montadora. Outras montadoras que inauguraram recentemente fábricas no Brasil _como a Ford em Camaçari (BA) e a Peugeot em Porto Real (RJ)_ seguindo esta forma de produção. A própria Volkswagen já trabalha com os fornecedores dentro da fábrica em Taubaté.
O presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC (ligado à CUT), Luiz Marinho, disse hoje que o início da fabricação do novo Polo na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, garante a manutenção de 7.000 empregos na unidade.
"Estes postos de trabalho seriam eliminados se a Volkswagen não trouxesse para cá um novo modelo para ser produzido'', afirmou. A fábrica de São Bernardo da Volks conta hoje com 15 mil funcionários.
O sistema de integração com fornecedores faz parte do plano estratégico da Volkswagen que pretende se concentrar cada vez na montagem de veículos.
Outros processos de produção, como logística, tendem a ser terceirizados para fornecedores. Em São Bernardo, por exemplo, a empresa terá oito fornecedores, que empregarão 500 pessoas.
Totalmente robotizada, a nova linha de produção do Polo é a mais moderna da Volkswagen em todo o mundo, segundo os executivos da montadora. Com isso, a fábrica de São Bernardo do Campo será dividida em dois mundos: o novo e o velho.
As fábricas velhas ficarão responsáveis pela produção do Santana, Gol, Saveiro e Kombi.
Mas o presidente da Volks no Brasil, Herbert Demel, já adiantou que, aos poucos, as linhas de produção do Gol e da Saveiro serão transferidas para a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
Isso significa que à medida em que o novo Polo ganhar espaço no mercado, as linhas de montagem antigas de São Bernardo perderão tamanho dentro da fábrica.
Para o primeiro ano de produção do Polo está prevista a fabricação de 50 mil unidades. Espera-se que esse volume dobre em 2003.
Cerca de 25% da produção será destinada para a exportação, principalmente para os países da América do Sul.
O novo veículo chegará ao mercado em julho e terá um preço intermediário entre o Gol e o Golf - cerca de R$ 25 mil. Porém, oficialmente, a Volks ainda não definiu o preço do Polo.
Volks reorganiza produção com modernização de fábrica no ABC
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da Folha Online, em São Bernardo
A Volkswagen reorganizou sua produção de veículos no Brasil com a modernização da fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, para a produção do Polo.
A fábrica foi fundada em 1957, quando a Volks chegou ao Brasil. Antes da modernização, a fábrica era considerada a mais obsoleta da empresa em todo o mundo.
Agora a fábrica passará a contar com fornecedores trabalhando dentro da mesma linha de produção da montadora. Outras montadoras que inauguraram recentemente fábricas no Brasil _como a Ford em Camaçari (BA) e a Peugeot em Porto Real (RJ)_ seguindo esta forma de produção. A própria Volkswagen já trabalha com os fornecedores dentro da fábrica em Taubaté.
O presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC (ligado à CUT), Luiz Marinho, disse hoje que o início da fabricação do novo Polo na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, garante a manutenção de 7.000 empregos na unidade.
"Estes postos de trabalho seriam eliminados se a Volkswagen não trouxesse para cá um novo modelo para ser produzido'', afirmou. A fábrica de São Bernardo da Volks conta hoje com 15 mil funcionários.
O sistema de integração com fornecedores faz parte do plano estratégico da Volkswagen que pretende se concentrar cada vez na montagem de veículos.
Outros processos de produção, como logística, tendem a ser terceirizados para fornecedores. Em São Bernardo, por exemplo, a empresa terá oito fornecedores, que empregarão 500 pessoas.
Totalmente robotizada, a nova linha de produção do Polo é a mais moderna da Volkswagen em todo o mundo, segundo os executivos da montadora. Com isso, a fábrica de São Bernardo do Campo será dividida em dois mundos: o novo e o velho.
As fábricas velhas ficarão responsáveis pela produção do Santana, Gol, Saveiro e Kombi.
Mas o presidente da Volks no Brasil, Herbert Demel, já adiantou que, aos poucos, as linhas de produção do Gol e da Saveiro serão transferidas para a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
Isso significa que à medida em que o novo Polo ganhar espaço no mercado, as linhas de montagem antigas de São Bernardo perderão tamanho dentro da fábrica.
Para o primeiro ano de produção do Polo está prevista a fabricação de 50 mil unidades. Espera-se que esse volume dobre em 2003.
Cerca de 25% da produção será destinada para a exportação, principalmente para os países da América do Sul.
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