Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2002 - 16h23

Bancos escapam da crise em 2001; veja resultados financeiros

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O setor bancário brasileiro obteve expansão significativa no ano passado, apesar da instabilidade econômica interna e mundial que afetou diversos setores do país, como o industrial, por exemplo.

O lucro do BankBoston no Brasil aumentou 199% no ano passado em relação a 2000 (veja tabela abaixo). Bradesco e Unibanco tiveram lucros recordes, que apontaram crescimento de 25% e 31,5%, respectivamente, sobre o ano anterior. Na indústria, a produção registrou crescimento de apenas 1,5% em 2001, segundo dados do IBGE. Esse índice foi bem inferior ao de 2000, que apontou expansão de 6,5%.




Daniel Lemos, analista de bancos da corretora Socopa, avalia que um dos fatores principais no desempenho positivo das instituições financeiras no ano passado foi o ganho com a valorização do dólar. A cotação da moeda norte-americana aumentou 18,6% no ano em relação ao real.

Também teve participação fundamental no aumento dos resultados dos bancos em 2001 a expansão do crédito. As operações de crédito do BankBoston no Brasil, por exemplo, cresceram 55%.

O Bradesco, que até o momento registra o maior lucro entre os bancos, obteve um crescimento de 14,33% na carteira de crédito. Esse incremento é bem menor do que o projetado no início de 2001, em torno de 40%, mas significativo se forem levados em conta todos os problemas enfrentados no ano passado, como crise na Argentina, racionamento de energia, atentados terroristas nos EUA e desaquecimento da economia global.

O setor foi fortalecido também pelo aumento no número de clientes de muitas instituições financeiras e as altas taxas de juros. Lemos destaca, no entanto, que os juros sempre proporcionam ganhos aos bancos, sejam com taxas altas ou baixas. No caso de juro alto, as instituições ganham com a taxa, e de juro baixo, com o aumento na procura por crédito.

O Itaú divulga o balanço financeiro de 2001 no dia 5 de março. Também deve divulgar resultado no início do próximo mês o ABN Amro Real. Os resultados da CEF (Caixa Econômica Federal) devem ser divulgados no começo de abril.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página