Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2002 - 07h01

Analistas não recomendam trocar FGTS-Petrobras por FGTS-Vale

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quem tem recursos do FGTS aplicados em Petrobras ON não deve tirar o dinheiro desse papel para aplicar em Vale do Rio Doce ON. Essa é a opinião da maioria dos analistas. Eles acham que Petrobras ainda tem um bom potencial de valorização pela frente.

"Vale tem ótimos fundamentos, e Petrobras também. O ideal é que a pessoa mantenha os dois papéis", diz Marco Aurélio Barbosa, analista de investimentos da corretora Coinvalores.

O prazo para trocar um fundo FGTS-Petrobras por FGTS-Vale termina hoje.

Barbosa, por exemplo, projeta que o preço justo de Petrobras ON seria R$ 70. Considerando a cotação de sexta-feira, que foi de R$ 51,4, a ação teria, portanto, potencial de subir 36,19%.

Segundo um analista que participa da oferta de Vale, Petrobras, além de ter uma perspectiva melhor de rentabilidade, é um papel que costuma se valorizar mais rápido que o da mineradora em períodos de crescimento econômico.

"O preço do petróleo está baixo. Como é um insumo de primeira necessidade, quando a economia se recuperar, o valor do barril tenderá a subir, puxando a cotação da Petrobras." Na opinião de Júlio Ziegelmann, da BankBoston Asset Management, a melhor opção para quem tem recursos do FGTS aplicados em Petrobras ON é migrar para um fundo carteira livre. "Assim o investidor dilui o risco." Ele ressalta, no entanto, que a troca só deve ser feita se o investidor confiar plenamente no gestor. Caso contrário, é melhor ficar com Petrobras.

Leia mais
Saiba tudo sobre o investimento na Vale
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página