Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2002 - 20h26

Cechin assume Previdência dois dias antes de fazer aniversário

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O secretário-executivo de Previdência, José Cechin, acaba de ser nomeado ministro-interino da Previdência. Ele ficará no lugar de Roberto Brant, que colocou seu cargo hoje à disposição do presidente Fernando Henrique Cardoso, depois do rompimento oficial do PFL com o PSDB.

A nomeação de Cechin para assumir interinamente a Previdência acontece dois dias antes dele completar 51 anos de idade. Apesar do aniversário ser no sábado, a festa foi realizada ontem à noite.

Representantes da Previdência que participaram da festa disseram que ele estava "mais feliz do que o normal na comemoração". "Não sei se pelo aniversário em si ou se porque ele já sabia da nomeação", disse uma fonte do alto escalão do ministério que pediu para não se identificar.

Cechin está na Previdência desde agosto de 95, quando foi convidado pelo então ministro Reinhold Stephanes para assumir a secretária-executiva do ministério.

De lá para cá, conseguiu atravessar a troca de cargo de mais dois ministros: Waldeck Ornélas e Roberto Brant. Durante a fase de transição de Stephanes para Ornélas e de Ornélas para Brant, Cechin assumiu interinamente a Previdência. Essa será a terceira vez que ele ficará interino no cargo.

Na primeira gestão-interina, Cechin ficou no lugar de Stephanes, que se desvinculou do cargo para concorrer a um lugar na Câmara dos Deputados.

No ano passado, quando FHC demitiu Ornélas da Previdência devido ao rompimento do governo com o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, Cechin também foi nomeado ministro-interino da Previdência. Ornélas era afilhado de ACM e caiu da Previdência junto com seu padrinho.

Antes de ser nomeado, Cechin disse para a Folha Online que a oficialização de seu nome ainda não podia ser dada como certa.

Cechin disse que como interino manterá políticas previdenciárias iniciadas desde a gestão de Stephanes. "Um trabalho foi começado e precisa ser terminado."

Cechin é bem visto dentro do governo pela sua forma técnica de administrar assuntos previdenciários. Formado em engenharia, ele é um dos responsáveis pelo sucesso da reforma da Previdência.

Além de Brant, mais dois ministros _Carlos Melles (Esportes e Turismo) e José Jorge (Minas e Energia)_ entregaram seus cargos hoje ao governo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página