Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2002 - 13h49

Implantação do SPB não será adiada, diz diretor do BC

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

A data para o início da implantação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro não será alterada, segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo. Depois de vários adiamentos, o novo SPB entra mesmo em vigor no dia 22 de abril.

O despreparo das empresas para o novo sistema não preocupa o BC. 'Essa fase que estamos começando agora, na verdade, é a fase na qual as empresas passam a ter contato com o SPB. Até agora o que precisávamos era ter o sistema financeiro pronto, inclusive com os novos produtos finalizados, porque não adianta a empresa saber o que é SPB se o produto não está pronto. Agora estamos na fase da divulgação'', disse Figueiredo.

Pesquisa divulgada hoje pela Fiesp mostra que apenas 6% das indústrias de São Paulo estão preparadas para o novo sistema.

"22 de abril é o dia D para os bancos, mas não é o dia D para as empresas e a sociedade. Fizemos um processo muito gradual de transição e vamos ter um prazo de seis meses para a adaptação ao novo sistema.'' Segundo Figueiredo, caso seja necessário esse prazo de adaptação poderá ser aumentado.

Ele disse ainda que 95% das transações em cheques não serão afetadas pelo SPB. "Portanto, não estamos dizendo que o grosso da sociedade será afetado, e sim que terá um instrumento novo com o SPB.''
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página