Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2002 - 18h42

Procura por ações da Vale é grande e deverá ter rateio para FGTS

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) considerou um sucesso a operação de venda das ações ordinárias da Companhia Vale do Rio Doce.

Segundo o banco, a procura pelas ações da mineradora foi tão grande que poderá haver rateio entre os invesdidores que utilizaram o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ou seja: nem todos os recursos do FGTS liberados para a compra deverão ser convertidos em ações.

O mesmo não deve acontecer entre os pequenos investidores que utilizarão recursos próprios para comprar os papéis com desconto de 5%. Já os grande investidores também deverão se submeter ao rateio para ficar com os papéis.

"A demanda está bastante aquecida tanto no varejo quanto em relação aos investidores institucionais'', afirmou a gerente da operação do BNDES, Naly Duarte.

Segundo a técnica, o grande interesse deveu-se ao sucesso da operação semelhante com as ações da Petrobras e dos bons resultados financeiros da própria Vale.

A razão do rateio com o FGTS é que há um limite de R$ 1 bilhão para as aplicações com o FGTS. "O volume está bem próximo da demanda", disse.
Segundo a técnica, não haverá rateio entre os investidores de varejo que reservaram ações para comprar com dinheiro.

Entre os investidores institucionais, a expectativa é de que seja necessário um rateio entre as ações que sobrarão da oferta de varejo. "É bem provável que aconteça. As apresentações no exterior tem atraído muito o interesse dos investidores institucionais", afirmou.

Nesta operação, os investidores de varejo em dinheiro têm preferência de compra sobre os institucionais. Ou seja, primeiro será atendida a demanda do varejo. O que sobrar, irá para os institucionais.

O preço da ação está previsto para sair na próxima quarta-feira e será formado de acordo com as ofertas dos investidores institucionais. No dia seguinte, o BNDES divulgará o balanço oficial da operação.

O governo está vendendo 31,5% do capital votante que possui na Vale. A expectativa é que toda a operação permita a arrecadação de aproximadamente R$ 4,5 bilhões para a União.

Hoje, termina o prazo para quem quiser fazer suas reservas com dinheiro ou FGTS. Segundo informou o BNDES, alguns bancos estão aceitando reservas até as 20h de hoje, por meio da internet.

Leia mais
Saiba tudo sobre o investimento na Vale
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página