Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2002 - 18h29

Concorrência deve garantir tarifa bancária menor no SPB, diz BC

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

As tarifas bancárias do novo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiros) serão livres, segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo.

O diretor do BC disse que a instituição não fará pressão para que a TED (Transferência Eletrônica Disponível) tenha tarifa inferior ao DOC (Documento de Ordem de Crédito).

Segundo o BC, a tarifa da TED será definida a critério de cada banco e deverá ser exposta em uma tabela de tarifas de serviços bancários nas agências. A TED, instrumento que entrará em vigor junto com o SPB, possibilitará a transferência de dinheiro entre agências e bancos diferentes em tempo real.

No novo SPB, a recomendação essencial do BC para que o cliente gaste menos com tarifas bancárias é evitar a emissão de cheques ou DOCs com valores a partir de R$ 5 mil. As tarifas destas operações com valores igual ou superior a R$ 5 mil começarão a aumentar gradualmente após o quarto mês de implantação do SPB, em 22 de abril.

O diretor do BC participou hoje de coletiva na Andima (Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto), em São Paulo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página