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26/03/2002 - 20h17

Rio Sul chama chef francês para desbancar tarifas da Gol

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Rio Sul _empresa de aviação executiva pertencente ao grupo Varig_ quer provar que é possível oferecer preços baixos mesmo investindo na melhoria dos serviços de bordo. Para desbancar a Gol Transportes Aéreos, que entrou em operação em janeiro do ano passado prometendo tarifas e custos baixos, a Rio Sul contratou o chef de cozinha francês Claude Troisgros para elaborar um cardápio especial para os passageiros dos vôos de curta distância, operados em aviões ERJ 145.

Além de incrementar o cardápio, a Rio Sul vai lançar uma campanha de descontos que podem chegar a até 70% em alguns vôos, de acordo com a rota, horário e demanda. A agressividade da Rio Sul tem um alvo: a Gol, que na semana passada passou a operar a ponte Santos Dumont-Congonhas (Rio-São Paulo) com tarifas médias de R$ 155. O bilhete da Rio Sul custa R$ 278.

O valor do contrato com o chef francês não foi revelado, mas, segundo a Rio Sul, o investimento tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos passageiros dos vôos regionais, formado principalmente por executivos.

O novo cardápio _que começará a ser servido nos vôos que atendem 18 cidades a partir de segunda-feira_ é composto por mais de 100 combinações diferentes de sanduíches. O menu francês _que substitui o cardápio antigo, composto por uma entrada, prato principal e sobremesa_ será servido pelo prazo de um ano.

Cada passageiro passará a receber um menu com três opções de sanduíche. No novo cardápio, a tradicional sobremesa (doce ou fruta) será substituída por uma barra de chocolate.

"As mudanças têm o objetivo de agregar qualidade aos nossos passageiros. Em vez de uma única opção de refeição, o passageiro terá três opções de lanche para escolher. Além disso, o cardápio antigo não era adequado para vôos curtos", disse a gerente de serviço de bordo da Rio Sul, Renata Schiesari Cipriano.

Segundo ela, a substituição do cardápio tradicional _com refeições quentes_ não vai reduzir os custos da Rio Sul com serviços de bordo. "Haverá economia, sim. Mas a economia será no material que deixará de ser utilizado, como saladeiras, talheres. A simples troca de prato quente por lanche frio não implica em redução de custos, até porque alguns lanches são muito sofisticados."

Exemplo dessa sofisticação é o sanduíche com salada de shitake, frango desfiado, parmesão ralado, tomate concassé, no pão de leite. Também haverá opções de lanches light e vegetarianos, com tofu e abobrinha, por exemplo.

Enquanto a Rio Sul chama um chef francês para elaborar seu cardápio executivo, a Gol continua servindo apenas refeições frias em seus vôos.

O cardápio da Gol _que era formado por barra de cereais e pacotes de amendoim_ também foi incrementado.

A partir de agora, a Gol também oferecerá para seus passageiros bolos e biscuits da Bauducco. Apesar da ampliação do cardápio, a empresa mantém a promessa de servir apenas pratos frios para seguir a filosofia "low fare, low cost" (tarifa baixa, custos baixos).

Mas analistas do mercado de aviação garantem que a substituição de pratos quentes por frios não representa uma diminuição significativa de custos para as companhias aéreas. As empresas gastam R$ 5 em média por refeição da classe econômica.

A Rio Sul transportou em fevereiro 169.807 passageiros dentro do país, ficando com 8,56% do mercado doméstico. Com esse desempenho, a companhia recuperou o quarto lugar do ranking nacional de aviação, posição que havia sido perdida em janeiro para a Gol, que ficou com 8,21% do mercado de fevereiro.
 

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