Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2008 - 11h53

Órgão italiano de aviação civil renova licença de vôo da Alitalia

Publicidade

da Efe, em Roma

A autoridade de aviação civil da Itália (Enac, na sigla em italiano) confirmou a renovação da licença provisória de vôo para a Alitalia até primeiro de março de 2009, informou nesta terça-feira em comunicado o comissário extraordinário da companhia aérea, Augusto Fantozzi.

Com esta medida, se confirma a disposição da Enac emitida em 2 de setembro, na qual concedia a licença de forma provisória para a Alitalia, mas condicionava sua renovação à verificação mensal se a companhia aérea dispunha das condições econômicas e financeiras necessárias.

A confirmação da Enac chega após o consórcio de empresários da Companhia Aérea Italiana (CAI) voltar a apresentar sua oferta de compra à Alitalia após a adesão dos sindicatos a sua proposta. A empresa deve investir 1 bilhão de euros para salvar a companhia aérea.

A aceitação ontem do plano pelos assistentes de vôo --dos dois últimos sindicatos reticentes, Avia e SDL-- acabou com os obstáculos que impediam o início da operação da compra para salvar a Alitalia do que parecia uma falência certa.

A aproximação com os sindicatos nas últimas horas foi possível graças às concessões da CAI no plano industrial e nos convênios coletivos em relação a sua oferta inicial.

Os empresários italianos agora precisam decidir quem escolher como sócio industrial internacional. A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM e a alemã Lufthansa já mostraram interesse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página