Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 10h40

Aneel autoriza reajuste de tarifas para 4 distribuidoras do Nordeste

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou hoje o reajuste das tarifas de eletricidade para quatro distribuidoras do Nordeste. O aumento, que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, será de 13,56% para a Coelba (BA), de 14,78% para a Cosern (RN), de 14,27% para a Coelce (CE) e de 14,84% para a Energipe (SE).

A Coelba é responsável pelo fornecimento de energia para cerca de 2,9 milhões unidades consumidoras em 415 municípios; a Cosern atua em 167 cidades, abastecendo 706 mil unidades consumidoras; a Coelce fornece energia para cerca de 1,9 milhão de consumidores em 184 municípios cearenses; e a Energipe atende 403 mil unidades em 65 municípios de Sergipe.

Para calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que as empresas tiveram nos últimos doze meses. A fórmula inclui custos não-gerenciáveis (com a energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível-CCC, Reserva Global de Reversão-RGR, taxa de fiscalização e encargos de transmissão), além da aplicação do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado)sobre os custos gerenciáveis.

Além dos índices autorizados hoje pela Aneel, os consumidores continuarão a pagar pelo reajuste extraordinário de 2,9% (residenciais) e de 7,9% (industriais e comerciais), que está sendo cobrado desde janeiro para compensar as perdas de receita que as distribuidoras de energia tiveram com o racionamento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página