Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2002 - 11h52

Número de cheques sem fundos bate recorde em março

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

O número de cheques sem fundos atingiu um recorde histórico no país em março, segundo estudo da Serasa. No mês, foram devolvidos 16,2 cheques para cada mil compensados, o maior percentual desde que a pesquisa começou a ser feita em 1991.

O volume de devolução representa um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total de cheques devolvidos era de 13,9 para cada mil compensados. Na comparação com fevereiro deste ano, a alta foi de 19,1%. O recorde anterior foi apurado em janeiro, com 14,5 devoluções para cada mil compensações.

De acordo com a Serasa, os motivos do aumento da inadimplência a partir do segundo semestre de 2001 são o alongamento nos prazos de recebimento de cheques pré-datados e a falta de critérios adequados de empresas na concessão de crédito ao consumidor.

No primeiro trimestre, houve um incremento de 3,3% no volume de cheques devolvidos na comparação com os três primeiros meses de 2001. A média de devoluções entre janeiro e março de 2002 ficou em 14,8 cheques para cada mil compensados, contra 12 cheques no mesmo período de 2001.

A Serasa destaca ainda que os números do primeiro trimestre refletem ainda as compras do final do ano passado e o acúmulo de dívidas provocado por questões conjunturais, como desemprego e taxas de juros elevadas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página