Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2002 - 12h28

Promoções mantêm vendas do comércio paulista

Publicidade

LUCIANA COELHO
da Folha Online

O grande número de promoções no varejo da região metropolitana de São Paulo ajudou a manter as vendas na última semana de abril no mesmo nível da semana anterior, quando houve um discreto avanço.

A conclusão está na Sondagem do Comércio Varejista, divulgada hoje pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que entrevistou 600 empresários do ramo.

Destes, 51% disseram que as vendas mantiveram o nível anterior, enquanto para 25% houve aquecimento e, para os restantes 24%, queda.

A expectativa do setor é de um reaquecimento motivado pelo Dia das Mães, no segundo domingo de maio, e pela Copa do Mundo, em junho.

Mesmo assim, a expansão deve ser modesta. Os empresários citam os altos juros, o índice de desemprego e a crescente inadimplência como obstáculos a um maior crescimento do consumo.

Para manter o nível de atividade em meio a um cenário econômico adverso, 71% dos empresários entrevistados afirmaram realizar promoções.

Entre todos os ramos do varejo, o de bens semiduráveis apresentou a maior quantidade de promoções, com 91% dos empresários da área afirmando recorrer às ofertas. Em seguida vêm os segmentos de bens duráveis e materiais de construção, ambos com 88%.

As promoções realizadas pela própria loja predominam, com 82% dos casos. Também foram realizadas queimas de estoques, liquidações, pontas de estoque e promoções do fabricante.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página