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15/05/2002 - 19h38

Brasil desenvolve catchup de goiaba para vender para os EUA e Europa

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da Folha Online

O Brasil começará a produzir em setembro o "guatchup'', um catchup feito com goiaba natural. O produto, 100% brasileiro, pretende conquistar o gosto dos americanos e europeus que procuram uma vida mais saudável.

É rico em vitamina C, fibras e licopeno, um carotenóide que ajuda na prevenção de doenças do coração e de diversos tipos de câncer, principalmente o da próstata. Sua composição não contém corantes artificiais e o produto pode ser utilizado como o similar feito de tomate, em lanches e pratos diversos.

A fabricante do produto, a Goiabrás (Associação Brasileira dos Produtores de Goiabas), afirma que 90% da produção será destinada à exportação.

Segundo o presidente da Goiabrás, Arlindo Piedade Neto, o guatchup é resultado de três anos de pesquisas realizadas pelos produtores de goiaba do interior paulista.

''Temos certeza que conseguimos fazer um produto revolucionário, legitimamente brasileiro e totalmente natural'', disse.

Neto afirmou ainda que atualmente a capacidade de fabricação do produto é de aproximadamente 800 toneladas/mês. 'Esperamos que em cinco anos, possamos atingir 5% do consumo anual de catchup no mundo, hoje na casa de dois milhões de toneladas'', disse.

O catchup de goiaba deverá chegar aos consumidores brasileiros com um preço aproximadamente 20% superior ao do produto feito de tomate. Para viabilizar a exportação do novo catchup, a Goiabrás contou com o apoio da Apex (Agência de Promoção de Exportações).

O lançamento ofical do guatchup aconteceu na Frutfeira 2002 - Feira Internacional de Frutas, Derivados e Afins -, que acontece até amanhã, dia 16, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. O evento reúne centenas de produtores de várias regiões do Brasil e do exterior.
 

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