Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2002 - 08h50

Trinta marcas estréiam no formato franquia em SP; confira

Publicidade

PAULA LAGO
da Folha de S.Paulo

A ABF Franchising Expo contará neste ano com pelo menos 30 expositores estreantes na feira e no sistema de franquias. Os segmentos são variados: acessórios pessoais, alimentação, beleza, jogos, telefonia e vestuário, entre outros.

Além de procurar potenciais franqueados, há empresas (nacionais e internacionais) que buscam master-franqueados para iniciar a expansão.

ALIMENTAÇÃO
Um dos atrativos do setor de alimentação é a rede Subway. Após passar por problemas no Brasil, a empresa adotou áreas de desenvolvimento, e não master-franquias. Assim, toda decisão parte da matriz norte-americana.

A taxa de franquia é de US$ 10 mil, a de propaganda, de 3,5% do faturamento bruto, e os royalties, de 8%. "Não dá para estimar retorno, temos de reconquistar o mercado", diz Lucia Maria Oliveira, 45, franqueada do Rio.

Outras empresas do setor que estarão na feira deste ano são The Waffle Factory (doces), Crêpes de Paris, China House Delivery e PDF (comida portuguesa).

VESTUÁRIO
Existem três marcas abrindo o sistema de franquias: Vernier, Vicio e Entrepano.

A Vicio, com três unidades próprias e cerca de 500 pontos-de-venda multimarcas, optou pelo sistema de franchising por ter notado interesse crescente por lojas de apenas uma marca e pretende abrir 40 unidades até 2004.

A taxa de franquia vai de R$ 30 mil a R$ 50 mil, a taxa de propaganda é de 2,5% do faturamento bruto, e os royalties, em 5%.

As lojas vão de 50 m2 a 120 m2. Claudio Fernandes, 47, diretor comercial da Vicio, afirma que a estimativa de retorno do investimento varia de 18 a 24 meses.

TECNOLOGIA
Interessados em telecomunicações e informática também têm opções. Acesso à internet e cabines telefônicas privativas são alguns dos serviços da Teletal.

Por exigir conhecimentos específicos, o franqueador diz oferecer treinamento em telefonia, além da operação da unidade.

Há quatro tipos de loja, e os valores da taxa de franquia variam de R$ 5.000 a R$ 55 mil. A taxa de propaganda é de R$ 2% sobre o faturamento bruto, e os royalties, de 8% do faturamento na parte de serviços e de 3% para o varejo.

Da área de informática, estarão também Star Bit, Star Data, E-Games Entertainment e Monkey.

LIMPEZA
Quem quer lidar com limpeza e conservação poderá escolher entre as novatas ProntoWash e Sol & Sabão, além das marcas tradicionais. A primeira é da área automotiva, e a segunda, de roupas.

O diferencial da ProntoWash é o tamanho da "loja". Instalado em estacionamentos, o operador usa só um carrinho de limpeza.

O custo vai de R$ 10 mil a R$ 40 mil, com taxa de franquia, ponto e carrinho, e royalties de R$ 2.500 mensais para um ponto médio.

A Sol & Sabão procura master-franqueados nas capitais, exceto em São Paulo. A taxa de franquia para masters é de R$ 50 mil, e o investimento inicial, de R$ 350 mil.

LOCAÇÃO
Os ramos imobiliário e de locação de veículos também terão novos representantes. A Conectiva Imóveis, no mercado há dois anos, procura franqueados em todo o país. A taxa de franquia cobrada é de R$ 15 mil. O investimento inicial para abrir o negócio fica em R$ 76 mil, com um retorno estimado em 22 meses.

Para montar uma franquia da Master Auto Rental, locadora de automóveis e administradora de frotas é preciso ter ao menos dez automóveis para iniciar a atividade. A taxa de franquia foi estipulada em R$ 30 mil, a de propaganda, em 1% do faturamento bruto, e os royalties vão de 2% a 4%.

LOCAÇÃO
Os ramos imobiliário e de locação de veículos também terão novos representantes. A Conectiva Imóveis, no mercado há dois anos, procura franqueados em todo o país. A taxa de franquia cobrada é de R$ 15 mil. O investimento inicial para abrir o negócio fica em R$ 76 mil, com um retorno estimado em 22 meses.

Para montar uma franquia da Master Auto Rental, locadora de automóveis e administradora de frotas é preciso ter ao menos dez automóveis para iniciar a atividade. A taxa de franquia foi estipulada em R$ 30 mil, a de propaganda, em 1% do faturamento bruto, e os royalties vão de 2% a 4%.

ACESSÓRIOS
A feira da ABF também terá estreantes nas áreas de lojas de acessórios (Braccialetto, Erotic Point, Morana Acessórios, Natan Jóias e Ponto da Prata), produtos de beleza (H2O Plus) e saúde (Laboratório Bioclínico).

A Erotic Point, por exemplo, investe em produtos sensuais e aposta em um público mais "sofisticado": mulheres das classes A e B. O investimento inicial, de R$ 80 mil, inclui estoque, instalação da loja e capital de giro. A taxa de franquia é de R$ 10 mil.

O investimento inicial nas unidades do Laboratório Bioclínico fica em R$ 165 mil. A única taxa cobrada é a de franquia: R$ 5.000.

Leia mais sobre franquias em Negócios
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página