Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2002 - 11h20

Devolução de cheques cresce em abril, aponta Serasa

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O volume de cheques devolvidos por falta de fundo cresceu 18,8% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estudo divulgado hoje pela Serasa. Em relação a março deste ano, no entanto, houve um recuo de 10,5% da inadimplência.

O percentual menor no comparativo entre os meses de abril e março desse ano é resultado do volume recorde de inadimplência verificado em março. Naquele mês, foram devolvidos 16,2 cheques em cada mil compensados, a maior marca desde 1991.

Segundo a Serasa, no mês de abril foram devolvidos 14,5 cheques em cada mil compensados. No mesmo mês de 2001, haviam sido 12,2 cheques.

A instituição destaca também que, nos quatro primeiros meses de 2002 houve um aumento de 21,5% no volume de cheques devolvidos, em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado. A média das devoluções de cheques de janeiro a abril de 2002 foi de 14,7 em cada mil compensados. Nos mesmos meses de 2001, a média havia sido de 12,1 cheques devolvidos em cada mil compensados.

De acordo com a Serasa, o alongamento nos prazos de recebimento de cheques pré-datados e a aceitação "não tão criteriosa'' por parte de empresas menos organizadas além dos fatores conjunturais são as principais razões para a elevação da inadimplência verifica desde meados de 2001.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página