Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2002 - 16h43

Economia piorou em maio, aponta pesquisa da Fecomércio

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O comerciante paulista esteve mais pessimista com a economia brasileira no mês de maio, segundo pesquisa divulgada hoje pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

O levantamento, realizado com 650 varejistas na Grande São Paulo, mostra que 39,6% dos entrevistados acham que a economia do país piorou em maio na comparação com o mês anterior. Para 48%, a situação ficou estagnada e apenas 11% acham que houve melhora.

O motivo do pessimismo, aponta a pesquisa, é o fraco desemprenho das vendas no comércio, somado aos juros altos -que dificultam o crédito para o comércio-, o aumento do desemprego e a redução da massa salarial.

No entanto, na projeção para os próximos 12 meses, os comerciantes se mostraram mais otimistas. Do total de entrevistados, 34,9% acreditam que a economia brasileira irá melhorar, enquanto 33% acham que a situação ficará estabilizada. Uma piora no atual quadro econômico é esperado por 29,63% dos entrevistados, enquanto 1,63% não soube opinar.

Os empresários também se mostraram otimistas com o futuro de suas empresas para os próximos 12 meses. A pesquisa aponta que 48,7% acham que a situação irá melhorar, enquanto 25,8% esperam piora nos negócios. Outros 23,81% acreditam que a situação ficará igual e 1,63% não soube opinar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página