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26/06/2002 - 18h59

Torcedor faz fila para comprar pão quente em dia de jogo do Brasil

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O pãozinho virou o aperitivo preferido pelos torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo de 2002. No lugar da cerveja, os consumidores estão bebendo café, leite e chocolate. Pelo menos é isso o que as padarias estão registrando nos dias de jogos da seleção brasileira no campeonato mundial de futebol.

A diferença de 12 horas entre o Brasil e o Japão -que faz com que os jogos deste ano sejam transmitidos pela madrugada ou de manhã no país- está provocando filas de consumidores em busca de pão quente antes dos jogos.

Na seção de padaria do Extra Brigadeiro, localizado na região central de São Paulo, por exemplo, às 6h30 de hoje, ou seja, duas horas antes do início da partida entre o Brasil e a Turquia, havia uma fila de espera de até 30 minutos. Alguns consumidores chegaram a comprar mais de 100 pãezinhos de uma vez só.

Segundo o grupo Pão de Açúcar -dono das bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Barateiro e Eletro- o movimento nas lojas nos dias de jogos do Brasil na Copa não foi alterado. O que mudou foi o fluxo de consumidores nas seções de pães e frios antes dos jogos.

Mesmo quando os jogos ocorrem em dias normais da semana, quando as pessoas devem trabalhar, o grupo Pão de Açúcar observou um aumento na venda de cerveja depois dos jogos.

As redes Wal-Mart e Carrefour não souberam informar se os jogos do Brasil na Copa elevaram a venda de pães e frios.

Mas a Abip (Associação Brasileira de Indústria de Panificação e Confeitaria) confirmou que nas padarias o movimento de consumidores chega a crescer até 20% nos dias de jogos da seleção brasileira em relação a um dia normal.

O vice-presidente da Abip e presidente do Sindicato das Padarias do Estado de São Paulo, Frederico Maia, disse que existem dois tipos de consumidor que frequentam as padarias em dias de jogos do Brasil. "Existem aqueles que compram pães, leite, frios, sucos e levam os produtos para casa e outros que preferem assistir aos jogos na própria padaria. De qualquer modo, o movimento chega a crescer de 15% a 20% nos dias de jogos do Brasil."

Só no Estado de São Paulo existem 11 mil padarias. Desse total, 4.700 estão localizadas na Grande São Paulo.

A Galeria dos Pães, localizada na região dos Jardins de São Paulo, por exemplo, chega a registrar um aumento de até 40% nos dias em que a seleção brasileira joga na Copa.

"O movimento é muito intenso antes dos jogos. Os consumidores não chegam a enfrentar fila, pois temos um atendimento muito rápido", disse o gerente-geral da loja, Renato Rinaldi.

Segundo ele, o movimento de consumidores cai durante os jogos porque a Galeria dos Pães preferiu não colocar um telão para seu público assistir às partidas da Copa.

Mas nas padarias que montaram um esquema especial de atendimento durante a Copa, com telões, como a rede Casa do Padeiro, o movimento de clientes chega a crescer até 50% nos dias dos jogos da seleção. "O aumento de clientes é intenso antes, durante e depois das partidas", disse o gerente-geral da loja da Consolação, na região dos Jardins de São Paulo, José Carlos Oliveira.

Apesar de ter montado um cardápio especial para a Copa -que inclui porções de boteco, como bolinho de bacalhau, calabresa, picanha fatiada e queijo-, a Casa do Padeiro verificou que o torcedor brasileiro está preferindo mesmo é tomar um bom café com leite com pãozinho a beliscar uma porção de calabresa com cerveja.

"Pensamos que o pessoal iria assistir aos jogos bebendo cerveja, mas não é isso o que está acontecendo. O que o público está pedindo mesmo são itens típicos de café da manhã, como café com leite, chocolate quente e freio, chá, pães, bolos e tortas."
 

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