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27/06/2002 - 18h08

Intenção de consumo de paulistano cai 12% em junho

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os consumidores estão cortando gastos e se preparando para um futuro de incertezas econômico-políticas em vez de comprar bens anteriormente planejados. Isso é o que mostra a IIC (Índice de Intenções do Consumidor), pesquisado pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

O indicador da região metropolitana de São Paulo caiu 12% em junho. Foi o mesmo nível de retração verificado em maio, quando se agravou a indisposição de consumo dos paulistanos. A queda de 12% foi a maior já verificada pela Fecomercio desde novembro de 2001.

Desde fevereiro de 2002, o ICC apresenta trajetória decrescente. O segundo pior resultado havia sido verificado em abril (-0,88%).
Segundo a Fecomercio SP, a queda nas intenções de compra dos consumidores ocorreu em todas as faixas de renda, gênero (homens e mulheres) e idade (jovens e idosos).

"A esperança de resultados econômicos satisfatórios neste ano começou a se desmanchar em maio, quando as pessoas se viram diante do desemprego em alta, de um cenário político indefinido, das pressões sobre o câmbio e de um nível de atividades muito aquém do esperado", disse o presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman.
 

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