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03/07/2002
-
19h15
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Rio Sul _empresa de aviação executiva pertencente ao grupo Varig_ vai estender o cardápio especial criado peço chef de cozinha francês Claude Troisgros para todos os vôos da companhia. O menu estava sendo oferecido desde março apenas para os passageiros do Jet Class, de vôos de curta distância, operados em aviões ERJ 145 da Embraer.
O valor do contrato com o chef francês não foi revelado, mas, segundo a Rio Sul, o investimento tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos passageiros dos vôos regionais, formado principalmente por executivos.
O novo cardápio é composto por mais de 100 combinações diferentes de sanduíches. O menu francês _que substitui o cardápio antigo, composto por uma entrada, prato principal e sobremesa_ será servido pelo prazo de um ano.
Cada passageiro passará a receber um menu com três opções de sanduíche. No novo cardápio, a tradicional sobremesa (doce ou fruta) será substituída por uma barra de chocolate.
"As mudanças têm o objetivo de agregar qualidade aos nossos passageiros. Em vez de uma única opção de refeição, o passageiro terá três opções de lanche para escolher. Além disso, o cardápio antigo não era adequado para vôos curtos", disse a gerente de serviço de bordo da Rio Sul, Renata Schiesari Cipriano.
Segundo ela, a substituição do cardápio tradicional _com refeições quentes_ não vai reduzir os custos da Rio Sul com serviços de bordo. "Haverá economia, sim. Mas a economia será no material que deixará de ser utilizado, como saladeiras, talheres. A simples troca de prato quente por lanche frio não implica em redução de custos, até porque alguns lanches são muito sofisticados."
Exemplo dessa sofisticação é o sanduíche com salada de shitake, frango desfiado, parmesão ralado, tomate concassé, no pão de leite. Também haverá opções de lanches light e vegetarianos, com tofu e abobrinha, por exemplo.
Enquanto a Rio Sul chama um chef francês para elaborar seu cardápio executivo, a Gol continua servindo apenas refeições frias em seus vôos.
O cardápio da Gol _que era formado por barra de cereais e pacotes de amendoim_ também foi incrementado. A Gol está oferecendo bolos e biscuits da Bauducco. Apesar da ampliação do cardápio, a empresa mantém a promessa de servir apenas pratos frios para seguir a filosofia "low fare, low cost" (tarifa baixa, custos baixos).
Mas analistas do mercado de aviação garantem que a substituição de pratos quentes por frios não representa uma diminuição significativa de custos para as companhias aéreas. As empresas gastam R$ 5 em média por refeição da classe econômica.
Rio Sul estende cardápio especial para todos os vôos
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da Folha Online
A Rio Sul _empresa de aviação executiva pertencente ao grupo Varig_ vai estender o cardápio especial criado peço chef de cozinha francês Claude Troisgros para todos os vôos da companhia. O menu estava sendo oferecido desde março apenas para os passageiros do Jet Class, de vôos de curta distância, operados em aviões ERJ 145 da Embraer.
O valor do contrato com o chef francês não foi revelado, mas, segundo a Rio Sul, o investimento tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos passageiros dos vôos regionais, formado principalmente por executivos.
O novo cardápio é composto por mais de 100 combinações diferentes de sanduíches. O menu francês _que substitui o cardápio antigo, composto por uma entrada, prato principal e sobremesa_ será servido pelo prazo de um ano.
Cada passageiro passará a receber um menu com três opções de sanduíche. No novo cardápio, a tradicional sobremesa (doce ou fruta) será substituída por uma barra de chocolate.
"As mudanças têm o objetivo de agregar qualidade aos nossos passageiros. Em vez de uma única opção de refeição, o passageiro terá três opções de lanche para escolher. Além disso, o cardápio antigo não era adequado para vôos curtos", disse a gerente de serviço de bordo da Rio Sul, Renata Schiesari Cipriano.
Segundo ela, a substituição do cardápio tradicional _com refeições quentes_ não vai reduzir os custos da Rio Sul com serviços de bordo. "Haverá economia, sim. Mas a economia será no material que deixará de ser utilizado, como saladeiras, talheres. A simples troca de prato quente por lanche frio não implica em redução de custos, até porque alguns lanches são muito sofisticados."
Exemplo dessa sofisticação é o sanduíche com salada de shitake, frango desfiado, parmesão ralado, tomate concassé, no pão de leite. Também haverá opções de lanches light e vegetarianos, com tofu e abobrinha, por exemplo.
Enquanto a Rio Sul chama um chef francês para elaborar seu cardápio executivo, a Gol continua servindo apenas refeições frias em seus vôos.
O cardápio da Gol _que era formado por barra de cereais e pacotes de amendoim_ também foi incrementado. A Gol está oferecendo bolos e biscuits da Bauducco. Apesar da ampliação do cardápio, a empresa mantém a promessa de servir apenas pratos frios para seguir a filosofia "low fare, low cost" (tarifa baixa, custos baixos).
Mas analistas do mercado de aviação garantem que a substituição de pratos quentes por frios não representa uma diminuição significativa de custos para as companhias aéreas. As empresas gastam R$ 5 em média por refeição da classe econômica.
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