Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2002 - 12h33

Salário médio do comércio diminuiu 4,43% no ano, diz Fecomércio

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O salário médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores do comércio de São Paulo diminuiu este ano. Pesquisa divulgada hoje pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) aponta que entre janeiro e maio, a queda foi do 4,43% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado dos últimos 12 meses (de junho de 2001 a maio de 2002) a variação é de 3,71%. No entanto, houve uma ligeira melhora dos salários em relação a maio do ano passado. Nesse tipo de comparação, foi registrada alta de 0,43%.

Apesar da queda do salário médio real, a massa de salários paga pelos comerciantes cresceu no mês de maio. Segundo a Fecomércio, na comparação com maio do ano passado, a massa real de salários aumentou 0,98%. Em relação a abril, o crescimento foi de 2,19%.

Esse desempenho melhor foi estimulado principalmente pelo setor de utilidades domésticas. O segmento incrementou sua massa salarial em 17,35% na comparação com maio do ano passado e em 11,42%, em relação a abril. No acumulado do ano - entre janeiro e maio- o aumento da massa salarial foi de 2,73% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa conjuntural do varejo da Fecomércio apontou ainda uma pequena recuperação do nível de emprego no comércio em geral. Entre janeiro e maio, as ofertas de trabalho no comércio cresceram 1,10%. Comparado com maio do no passado, o crescimento foi de 0,55% e, em relação a abril, de 0,43%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página