Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2002 - 10h59

Iraque e Índia fecham acordos de cooperação e exploração de petróleo

Publicidade

da Agência Lusa, em Bagdá

O Iraque e a Índia concordaram em ampliar as suas trocas comerciais e a cooperação com a assinatura de vários acordos pelos quais Bagdá receberá alimentos, medicamentos e apoio em várias áreas em troca de petróleo.

Os acordos foram assinados na noite de ontem, após os encontros entre os representantes do Comitê Econômico e de Cooperação Comercial formado pelos ministros do Petróleo da Índia, Ram Naik, e do Iraque, Amer Mohammed Rasheed.

O Iraque receberá apoio e cooperação na indústria, comunicações, transportes, saúde e energia.

O ministro indiano, que chegou na sexta-feira ao Iraque liderando uma delegação de 53 pessoas, disse que o seu país ''contribuirá sobretudo na saúde, facilitando medicamentos, trigo, arroz e chá ao governo de Bagdá.

Naik informou também que o Iraque já garantiu à empresa indiana ONGC-Vidash Company o direito de exploração de petróleo e gás na região de Tobi, no sul do país, cuja produção foi calculada em 200 mil barris diários.

O ministro iraquiano considerou que as trocas comerciais entre os dois países já ultrapassaram US$ 1 bilhão.

Durante a sua visita, o ministro indiano reuniu-se com o presidente iraquiano, Saddam Hussein, a quem entregou uma carta do primeiro-ministro indiano, Ital Bihari Vajbai.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página