Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2002 - 11h11

Projeto de crescimento quer criar 120 mil empregos em SP até 2004

Publicidade

CLAUDIA ROLLI
da Folha de S.Paulo

A secretaria municipal de Trabalho de São Paulo lançou um programa de desenvolvimento econômico que pretende gerar 120 mil empregos até 2004 e combater a pobreza e a exclusão social no município. Os postos de trabalho devem ser criados a partir de medidas que tentam impulsionar dez setores produtivos, escolhidos pelo alto potencial em utilizar mão-de-obra. Entre os setores estão alimentos, têxtil e vestuário, químico e plástico, hoteleiro, jóias, além de editorial e gráfico.

Para incentivar pequenos negócios, cooperativas e microempresas nesses ramos produtivos, a secretaria vai buscar parceria com 48 sindicatos de trabalhadores, associações patronais e universidades. Não há informação ainda de quanto será investido no plano -parte dos recursos depende do Orçamento da cidade.

Os dez setores escolhidos representam 45% do PIB total do município de São Paulo -R$ 140 bilhões- e respondem por 38% dos 3,2 milhões de empregos formais registrados na cidade.

"A combinação desse plano com outros programas em curso [Capacitação Ocupacional, Renda Mínima, Bolsa Trabalho, começar de Novo e Operação Trabalho" vai permitir estratégias para reaquecer a economia da cidade e aumentar a oferta de emprego. São Paulo perdeu postos industriais na década de 90. É preciso criar novas oportunidades para combater o desemprego", disse o secretário do Trabalho, Marcio Pochmann.

Segundo ele, o objetivo é atrair investimentos sem estimular a guerra fiscal entre os Estados e lançar fóruns distritais de desenvolvimento.

No ano passado, os programas sociais da Prefeitura de São Paulo atingiram 13 distritos do município e um total de 107 mil famílias -o que corresponde a 4,1% da população paulistana.

A meta da secretaria neste ano é atender 300 mil famílias -1,2 milhão de pessoas que correspondem a 12% da população da cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página