Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2002 - 11h31

Lula volta às origens e participa de posse de sindicato do ABC

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, volta às suas origens. Ele participa no domingo da posse da nova diretoria eleita do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O momento será histórico, pois a posse será realizada no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, no ABC paulista, de onde Lula despontou do movimento sindical para a vida política.

Foi no estádio da Vila Euclides que Lula realizou as grandes greves do setor metalúrgico do ABC no final dos anos 70.

Além do local, o candidato do PT estará ao lado dos metalúrgicos do ABC, sua porta de entrada no movimento sindical.

Mesmo licenciado, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, tomará posse do cargo. A presidência será exercida interinamente pelo vice, José Lopez Feijóo, até o final das eleições de 2002.

Marinho se afastou da presidência do sindicato para seguir o exemplo de Lula e entrar na vida política. Ele será o vice do candidato petista, José Genoíno, ao governo de São Paulo.

Além de Lula, muitos sindicalistas entraram na vida política. O ex-presidente do CGT, Antonio Rogerio Magri, por exemplo, foi ministro do Trabalho e Previdência durante o governo de Fernando Collor de Mello.

O ex-presidente da Força Sindical, Luiz Antonio de Medeiros, é deputado federal pelo PL. O ex-presidente da CUT, Jair Meneghelli, é deputado federal pelo PT.

O caso mais recente é do presidente licenciado da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que deixou o cargo para disputar a vice-presidência da República pela Frente Trabalhista, coligação encabeçada por Ciro Gomes.

Marinho, 43 anos, nasceu em Cosmorama, no interior de São Paulo. Até os 16 anos, trabalhou como lavrador na roça. Ele veio para a capital em 1975, onde trabalhou no comércio até 1978, quando entrou na unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo, no ABC paulista. Seu primeiro cargo na montadora foi como operador de equipamentos. Quando entrou no sindicato, em 1984, Marinho era pintor de carros na Volks.

Desde que entrou no sindicato, Marinho já foi tesoureiro por dois mandatos, vice-presidente em um mandato e está há seis anos na presidência da entidade. Foi eleito este ano para o terceiro mandato.

O sindicalista é casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro casamento (de 15 anos e 19 anos) e cursa o terceiro ano de Direito.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página