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31/07/2002
-
19h44
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
A alta do dólar pressiona os custos da rede de fast-food McDonald's, que pode se ver obrigada a reajustar seus preços no Brasil.
O motivo é a composição do sanduíche, que leva produtos importados de diferentes países.
A batata é argentina, o gergelim é mexicano, o molho é americano, o peixe é uruguaio.
São produzidos em território brasileiro basicamente as carnes bovinas, aves e embalagens.
Por dia, o McDonald's atende 1,5 milhão de pessoas em 570 restaurantes espalhados no país.
Há ainda o impacto do dólar em outros produtos, como o trigo importado usado na fabricação do pão.
Em sua unidade, situada no km 17,5 da rodovia Anhanguera, a Interbakers (fabricante de pães do McDonald's) produz 3.500 dúzias de pães por hora.
O custo de distribuição dos produtos de São Paulo para 128 cidades de Norte e Sul do país, por caminhão ou avião também sobe com os preços dos combustíveis mais altos.
Em alguns casos, alfaces, por exemplo, vão de avião de São Paulo para os Estados do Nordeste.
As passagens aéreas subiram, em média, 11% devido à alta do preço do querosene de aviação, das peças e dos valores dos contratos de leasing das aeronaves.
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