Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2009 - 20h55

Produção de automóveis despenca 55,7% na Argentina

Publicidade

da France Presse, em Buenos Aires

A produção de automóveis na Argentina caiu 55,7% em fevereiro passado em relação ao mesmo mês de 2008, com as exportações baixando 63,4% no mesmo período, revelou nesta quarta-feira a Adefa (Associação de Fábricas de Automotores).

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil

O relatório destaca ainda que as vendas no mercado interno recuaram 30%, apesar do plano de estímulo para a compra de veículos novos lançado pelo governo federal para manter os empregos no setor.

Em relação a janeiro, a produção de veículos caiu 20,4%, segundo a Adefa.

Em fevereiro, foram produzidas apenas 14.903 unidades, e exportadas 8.557.

No mês de setembro de 2008, no auge da produção argentina, foram fabricados 62.179 veículos.

Europa

A produção de automóveis na Europa deve fechar 2009 com redução de 25% sobre o ano passado, estimou nesta quarta-feira a Acea (Associação de Construtores Europeus de Automotores).

"Nossa previsão para a produção é de uma baixa de 25% em 2009, quando comparado com 2008", disse o presidente da Acea e da Nissan-Renault, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

Já as vendas, segundo Ghosn, deverão ter "um retrocesso de um pouco menos de 25%". Essa diferença, disse o executivo, se justifica com a necessidade das montadoras de ajustar seus níveis de estoque, que estão altos.

O presidente da Acea afirmou ainda que as estimativas são válidas "para o momento", já que "as coisas mudam a toda hora."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página