Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2002 - 20h26

Greenspan será nomeado cavaleiro do Império Britânico

Publicidade

da Reuters
da Folha Online

O chairman do Federal Reserve dos Estados Unidos, Alan Greenspan, terá algo em comum com celebridades do rock como Mick Jagger, o general da guerra do Golfo Norman Schwarzkopf e o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan: o título de cavaleiro britânico.

O Tesouro britânico anunciou hoje que a rainha Elizabeth aprovou outorgar a honra para Greenspan, que comanda as rédeas do Banco Central dos EUA desde agosto de 1987.

``A honra é um reconhecimento à sua destacada contribuição à estabilidade da economia mundial e ao benefício que (a Grã Bretanha) recebeu da sabedoria e da habilidade com que conduziu o Federal Reserve dos Estados Unidos'', disse o Tesouro britânico.

Em comunicado, o chairman do Fed respondeu: ``Sinto-me muito privilegiado em aceitar esta honra. Eu aprecio minhas estreitas relações com o Banco da Inglaterra e com muitos ministros da Fazenda britânicos por quase 30 anos''.

A diferença entre o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger -- que foi nomeado cavaleiro em junho -- e Greenspan, um norte-americano admitido na ordem da cavalaria britânica, é que ele não se chamará ``Sir'', título reservado aos britânicos.

Ao invés disso, ele terá o direito de colocar depois de seu nome as letras ``KBE'', pelo título de Knight Commander of the British Empire (Cavaleiro do Império Britânico).

Greenspan receberá formalmente a honra em sua próxima visita à Grã Bretanha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página