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13/08/2002 - 13h03

Presentes de última hora garantem aumento nas vendas do Dia dos Pais

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os presentes de última hora, comprados neste final de semana do Dia dos Pais, garantiram um crescimento de 1,6% nas vendas do país em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi apurado pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio.

No caso das vendas à vista e com cheques pré-datados, a evolução foi de 1,8%. As vendas a prazo caíram 13,1%.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio registrou de segunda a quinta-feira da semana passada, em todo o Brasil, queda de 6,2% nas vendas à vista e com cheques pré-datados e elevação de 9,2% nas vendas a prazo, comparadas com mesmo período de 2001.

No total, durante a semana, as vendas foram 5,8% inferiores em relação aos mesmos dias do ano passado. Ou seja, as compras de última hora garantiram a expansão verificada, com maior expressão para as compras à vista e com cheques pré-datados.

Varejo paulista
Em São Paulo, o varejo registrou sinais de recuperação nos primeiros 11 dias do mês. Balanço divulgado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostra que a média diária de consultas ao UseCheque (indicador de vendas à vista) cresceu 19,7% em relação aos primeiros 11 dias de 2001. No mesmo período, as consultas ao SPC (termômetro de vendas a prazo), recuou 0,08%.

No acumulado dos 11 dias, no entanto, o SPC registrou uma queda de 10,1% em relação ao mesmo período de 2001 e o UseCheque, um avanço de 7,8%. Para o economista da ACSP, Emílio Alfieri, o melhor indicador para a comparação é a média diária de consultas.

"Neste ano, tivemos um dia útil a menos do que em 2001. Em dez dias, um dia significa 10% de diferença." No entanto, Alfieri lembrou que a recuperação do período ainda sinaliza uma maior participação dos "presentinhos" de menor valor agregado, já que os produtos de maior valor costumam ser comprados a prazo e entram nas consultas ao SPC.

Segundo ele, ajudaram a incrementar as vendas do período as compras para o Dia dos Pais, o pagamento das perdas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as liquidações de inverno do setor têxtil e de calçados.

A Alshop (Associação de Lojistas de Shopping Center) mediu um aumento de 2,5% a 3% nas vendas para o Dia dos Pais deste ano em relação a 2001. A previsão inicial da entidade era um incremento de 3% a 5% nas vendas.

 

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