Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2002 - 07h40

Mercado avalia adesão de estrela da economia a Ciro

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A queda do candidato governista José Serra (PSDB) em duas pesquisas divulgadas no final de semana contrariou as expectativas de operadores e deve reacender hoje a tensão no mercado de ações, após a trégua da última sexta-feira, quando a Bovespa subiu 3,73% e o dólar caiu 2,65%, a R$ 3,125.

Para piorar, o vencimento de opções sobre ações deve acentuar a volatilidade dos negócios na Bovespa devido à disputa entre os investidores "vendidos'' [ganham na baixa dos preços] e "comprados'' [ganham na alta]. Aguarda-se que o exercício dos contratos de opções, que ocorre das 11h às 13h, movimente R$ 600 milhões.

Para compensar a decepção dos bancos com as pesquisas, há a notícia de que o professor da Universidade Princeton José Alexandre Scheinkman vai integrar a equipe do candidato Ciro Gomes (PPS). Ele foi vice-presidente do banco Goldman Sachs e é considerado um dos economistas brasileiros de maior prestígio internacional.

A assessoria econômica de Scheinkman deve suavizar a avaliação negativa do mercado em relação aos passos de um eventual governo Ciro Gomes, especialmente em assuntos sobre a condução da dívida pública.

Em entrevista à BBC no sábado, Scheinkman já avisou que "não se engajaria na campanha de um candidato que tivesse a intenção de mudar as regras em relação à dívida do governo brasileiro''.

Ciro está em segundo lugar na pesquisa Datafolha divulgada no sábado. Ele oscilou de 28% para 27%. Na liderança, continua Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que subiu quatro pontos para 37%, abrindo dez pontos em relação a Ciro.

Serra caiu três pontos para 13% e está em empate técnico no terceiro lugar com Anthony Garotinho (PSB), que perdeu um ponto e está com 12%. A margem de erro do Datafolha é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Consultorias políticas ainda sustentam que Serra poderá crescer com o início da propaganda gratuita na TV amanhã. Ele é dono da maior fatia de tempo e conta também com a maior equipe de marketing, além de apoio de artistas populares como a atriz Solange Couto, que usará nos programas do tucano a personagem "dona Jura'' e seu bordão "Não é brinquedo, não'', sem restrição da Rede Globo.

Já a pesquisa Vox Populi, divulgada ontem pelo jornal "Correio Braziliense'', apontou empate técnico entre Lula (35%), que perdeu um pontos, e Ciro (32%), que ganhou três. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos. Serra (10%) perdeu dois pontos e manteve o empate técnico Garotinho, estável em 9%.

Na sexta-feira, operadores citavam como rumores um crescimento de Serra em três pontos e uma queda de Ciro em quatros pontos, o que daria uma redução na diferença entre os dois de 12 para 6 pontos. Os números favoráveis ao candidato governista não se confirmaram.

No último dia 9, também uma sexta-feira, Serra tinha sido alvo de um boato de que teria desistido da corrida presidencial. Depois dos desmentidos, houve quem atribuísse a origem do boato a Ciro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página