Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2000 - 14h46

Opep culpa alta do petróleo à especulação do mercado

Publicidade

da France Presse, em Jacarta

A instabilidade do mercado petroleiro e a especulação sobre os contratos a prazo são as verdadeiras causas da alta do preço do petróleo, declarou hoje, em Jacarta, o secretário geral da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), Rilwanu Lukman.

"O mercado internacional de petróleo converteu-se numa instituição apaixonada e instável, que vive situações de prosperidade e de crise suscitadas pela especulação", principalmente pelos contratos a prazo relacionados com o petróleo, estimou Luman.

Apesar de três aumentos da produção em 6 meses (durante os quais a OPEP pôs no mercado internacional 3,2 milhões de barris extras), o preço continua obstinadamente alto, acrescentou o secretário geral da Opep.

"Não se enganem, existe um equilíbrio entre a oferta e a demanda, o que significa que a OPEP produz suficientemente para satisfazer a demanda mundial", advertiu.

A Opep poderá aumentar de novo sua produção em outubro caso os preços continuem em alta, declarou Lukman durante uma coletiva de imprensa. "Se os mercados continuarem fortemente orientados, mais do que desejamos (...), então faremos algo antes de 12 de novembro (data na qual a organização deve ser reunir). Não precisaremos organizar uma reunião especial para isso", acrescentou.

Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página