Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2002 - 17h53

TIM já está pronta para operar GSM no Brasil

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A TIM está pronta para receber o sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para começar a operar a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications) em todo o país. Para receber o aval da agência, a TIM vai vender sua participação na Brasil Telecom.

Fontes ligadas à empresa disseram que a venda da participação da TIM na Brasil Telecom era uma das saídas para a companhia passar a operar a tecnologia GSM o mais rápido possível.

A outra solução seria fazer com que a Brasil Telecom conseguisse antecipar as metas de antecipação de universalização exigidas pela Anatel para liberar a operação de serviços para fora da sua área de concessão. Mas um impasse com o Opportunity, que também controla parte do capital da Brasil Telecom, impediu o cumprimento da exigência.

Sem a antecipação das metas, a TIM teria de esperar até janeiro de 2003 para operar o sistema GSM no país. O problema é que a empresa já pagou R$ 1,9 bilhão pela licença para operar o GSM em janeiro deste ano.

Ou seja, se preparou para começar a prestar o serviço no início do ano e ainda não recebeu autorização da Anatel para prestar o serviço em função da pendência com a Brasil Telecom. Segundo a empresa, cada mês de atraso no início das operações representam custos para a TIM.

No começo do mês, a TIM anunciou que iria frear o ritmo de investimento no país. A retomada do plano de investimentos só seria retomado depois da Anatel autorizar as operações da tecnologia GSM no Brasil. Fontes ligadas à empresa disseram que uma das medidas tomadas pela operadora foi demitir 10% do quadro de funcionários e suspender o serviço terceirizado de call center instalado no Rio de Janeiro (RJ).

O plano de investimentos da TIM para implantação do GSM no país previa a aplicação de 1,281 bilhão de euros de 2001 a 2004. Do valor total, 195 milhões de euros foram investidos no ano passado e a previsão da TIM era aplicar mais 451,3 milhões de euros até o final de 2002. Com a operação do GSM no país, a empresa deve retomar o ritmo de investimentos no país.

A TIM já está presente no país desde 1998 com 4,71 milhões de usuários distribuídos em três operadoras de telefonia celular: TIM Sul (Banda A), TIM Maxitel (Banda B) e TIM Nordeste (Banda A) em 11 Estados e em quatro municípios gaúchos da região de Pelotas (área da antiga CTMR Celular).

O plano da empresa é criar mais três operadoras (TIM São Paulo, TIM Rio-Norte e TIM Centro-Oeste), que atenderiam 15 Estados e o Distrito Federal com a tecnologia GSM.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página