Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2000 - 17h26

Agência descarta uso de estoque de emergência de petróleo

Publicidade


da Reuters, em Paris

A Agência Internacional de Energia (AIE), órgão regulador de energia dos países industrializados, disse hoje que não considera o uso de seus estoques emergenciais de petróleo com o objetivo de reduzir a alta nos preços internacionais.

Robert Priddle, diretor-executivo da agência, disse que o mercado internacional está aquecido, mas o mundo não está passando por uma crise de petróleo.

``Não estamos em uma crise de petróleo. Não há crise de abastecimento hoje. Existe sim um mercado aquecido, que está refletido nos preços'', disse ele em entrevista à imprensa.

Ele não vê necessidade de uso da reserva emergencial dos países membros do agência, que tem sede em Paris, para estabilizar os preços.

``Não estamos no ponto em que os membros do AIE considerariam usar os estoques emergenciais para influenciar os preços'', disse ele.

Questionado sobre o que causaria o uso dos estoques, ele disse: ``Um evento que tirasse uma quantidade substancial de petróleo do mercado.''

O diretor afirmou ainda que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) possui capacidade de produção de reserva de aproximadamente 2 milhões de barris por dia, mas acrescentou que o cartel sozinho não pode frear a alta nos preços.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página