Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2002 - 09h00

Telecom Italia venderá ações da Brasil Telecom ao Opportunity

LÁSZLÓ VARGA
da Folha de S.Paulo

A Telecom Italia deve finalmente anunciar nos próximos dias a venda para o Opportunity de parte de suas ações na operadora de telefonia fixa Brasil Telecom.

Um analista do mercado que acompanha as negociações disse ontem à Folha que a estruturação do negócio está na fase final. Deveria ter sido anunciada na semana passada, mas antigos desentendimentos dos dois grupos adiaram o anúncio da venda de ações da Telecom Italia. Ela deve ocorrer nesta semana.

Os planos do Opportunity são garantir a compra de 18,1 pontos percentuais dos 38% das ações da Telecom Italia na Brasil Telecom. A aquisição poderia ser feita pelos próprios membros do Opportunity, como seu presidente, Daniel Dantas. Ou por fundos de pensão cujos negócios são administrados pelo banqueiro.

Em julho de 2003, a Telecom Italia deverá recomprar os 18,1 pontos das ações da Brasil Telecom. A venda agora é necessária para que os italianos possam inaugurar o funcionamento, em todos os Estados do Brasil, de sua operadora de telefonia celular Telecom Italia Mobile (TIM).

A TIM está atualmente impedida de operar, pois a Brasil Telecom não antecipou em 2001 as metas de universalização de telefonia fixa estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para 2003.

Ao reduzir temporariamente sua participação na Brasil Telecom para 19,9%, a Telecom Italia deixa de participar do controle acionário da operadora, que atua nas regiões Centro-Oeste e Sul, e fica liberada pelo governo para inaugurar as atividades da TIM em todo o Brasil.

A rede de telecomunicações da TIM está preparada para iniciar suas atividades a qualquer momento. A Folha apurou que uma das estações rádio-base (antenas) da empresa em São Paulo, no bairro do Ipiranga, estava desligada até alguns dias atrás. Os técnicos da TIM já a reativaram nesta semana.

Ao entrar em operação, a TIM será a segunda operadora do país a usar o sistema GSM de telefonia celular. A Oi, empresa ligada à Telemar, utiliza a tecnologia em alguns Estados. O GSM permite ao usuário gravar seus dados pessoais e o número do celular em um cartão acoplado ao aparelho.

Se quiser mudar de modelo, o consumidor precisa apenas inserir o cartão no novo celular. Assim, não perde os dados, e o número do celular é automaticamente transferido.

A Anatel informou que até o final da tarde de ontem não conhecia nenhum acordo entre a Telecom Italia e o Opportunity para a TIM começar a operar. Sua assessoria negou que a agência tenha concordado com alguma solução apresentada pela Telecom Italia ou dado alguma autorização para a TIM entrar em operação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página