Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2002 - 12h40

Telecom Italia aprovou compra da Intelig em troca de acordo

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O acordo entre a Telecom Italia e o banco Opportunity -sócios e "inimigos declarados'' na Brasil Telecom- para que a empresa italiana possa iniciar as operações da sua companhia de telefonia celular teve um preço.

Na semana passada, a Telecom Italia decidiu votar junto com os sócios brasileiros e aprovar uma autorização para que a Brasil Telecom possa negociar a compra da operadora da longa distância Intelig.

Os dois sócios travaram durante muito tempo uma batalha no controle da Brasil Telecom, que começou logo após a privatização da Telebrás, em 1998. O capítulo mais recente diz respeito às brigas em torno das novas licenças de telefonia celular e da antecipação de metas da empresa.

Primeiro, a Telecom Italia impediu que a Brasil Telecom entrasse na disputa por uma licença das bandas D e E do SMP (Serviço Móvel Pessoal). Dessa forma, a Telecom Italia conseguiu comprar uma licença desse serviço para o país inteiro, a operadora de telefonia celular TIM.

Em troca, os sócios do Opportunity não aprovaram o orçamento para que a Brasil Telecom antecipasse suas metas de universalização, o que impediu a Telecom Italia de colocar a TIM em operação.

Por não ter antecipados suas metas, a Brasil Telecom está impedida de entrar na telefonia de longa distância em todo o país, como já fizeram suas concorrentes Telefônica e Telemar, o que aumentou o interesse da empresa pela Intelig.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página