Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2000 - 20h08

Receita orienta contribuinte a usar CD-ROM

Publicidade

da Folha de S. Paulo

O superintendente nacional do programa do Imposto de Renda, Luiz Carlos Rocha, reconheceu nesta quarta-feira (26) que pode estar havendo congestionamento nos acessos à Internet feitos em alguns pontos do país, devido à alta demanda, conforme a Folha Online informou na última segunda-feira.

Por isso, a Receita Federal está orientando os contribuintes que estão com dificuldades para baixar da Internet os programas da declaração de IR a retirá-los sob a forma de CD-ROM em uma das suas delegacias.

"É como fila de banco. Se todo o mundo vai ao banco ao mesmo tempo, poderá haver um pouco de demora no atendimento", disse Rocha, que descartou a hipótese de a Receita Federal prorrogar o prazo de entrega da declaração deste ano, que termina amanhã.

Segundo ele, o contribuinte tem duas opções: aguardar pela baixa do programa da Internet ou procurar a Receita para retirá-lo em CD-ROM. "Não adianta usar o programa de 1999 porque não constará em nossos registros a entrega da declaração de 2000", disse.

Quem entregar a declaração após o fim do prazo pagará uma multa de R$ 165,74.

Ele afirmou que o ritmo de entrega das declarações neste ano está bem mais forte do que em 99. Até o fim da tarde de ontem, 6,252 milhões de contribuintes haviam entregue a declaração. "O movimento é 50% maior que o registrado na antevéspera do fim do prazo do ano passado", disse.

Segundo Rocha, não está havendo problema algum no envio das declarações, mas apenas na baixa dos programas. Ele disse que, nos momentos de pico, a Receita está recebendo o equivalente a 60% de sua capacidade, que é de 6.000 declarações simultâneas.

A expectativa inicial da Receita era que neste ano fossem entregues 7 milhões de declarações pela Internet, mas ele acha que esse número será superado. No total, a Receita espera receber 12 milhões de declarações.

Segundo ele, a Receita Federal está preparada para o aumento costumeiro do número de declarações enviadas pela Internet nos dias que antecedem o final do prazo para a entrega.

Na última terça-feira, por exemplo, a Receita recebeu 800 mil declarações, sem problemas no sistema. ''Nós fizemos uma melhora no sistema de comunicação da Receita para enfrentar o aumento do volume'', disse ele.

Quem ainda não recebeu a restituição da declaração de 99 é porque caiu na malha fina ou a declaração foi extraviada, disse Rocha. Há cerca de 100 mil pessoas que estão na malha fina.

Leia Mais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página