Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2000 - 18h58

Anatel define até agosto padrão da TV Digital no país

Publicidade

da Folha Online

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve definir até o final de agosto o padrão de televisão digital que será adotado no país.

Entre setembro de 1999 e março de 2000 a agência realizou testes utilizando os três padrões digitais em operação no mundo: o ATSC (Advanced Television Systems Committee), dos Estados Unidos; o europeu DVB (Digital Video Broadcasting) e o ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting), padrão japonês, informa a assessoria da Anatel.

A definição do padrão que será escolhido para o Brasil será submetido a consulta pública. Segundo a assessoria, a agência esperar concluir a regulamentação da TV digital até o final do ano, para que o novo sistema comece a ser oferecido em 2001.

A Anatel ainda não definiu o prazo que as emissoras terão para migrar do sistema analógico para o digital. De acordo com a assessoria da agência, o período deve ficar entre seis e 10 anos.

Durante a transição, as emissoras vão continuar com o canal analógico e terão um canal digital, pagando pelo uso da freqüência do sistema.

Os usuários de receptores analógicos poderão receber o sinal digital por meio da adaptação de um conversor específico nos atuais televisores.

No futuro, a idéia é de que os canais analógicos de TV sejam transformados em digitais e licitados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página