Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2002 - 15h10

TAM prevê fechar 2002 com 100 aviões

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A TAM informou hoje que cumprirá o cronograma de expansão de sua frota, que prevê fechar o ano com um total de cem aviões, ante 84 aeronaves em dezembro do ano passado.

A companhia aérea já recebeu este ano 12 aviões do modelo Airbus e deve receber mais oito unidades até o final do ano. Atualmente a frota da TAM é composta por 94 aeronaves, sendo 50 Fokker 100, 27 Airbus-320, nove Airbus-330 e oito Airbus-319.

Das 12 aeronaves recebidas este ano, cinco são Airbus-320, quatro Airbus-330 e três Airbus-319.

Hoje, dois aviões da TAM deste tipo fizeram pousos forçados em São Paulo -um em Birigui e outro no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A crise financeira da aviação impede a TAM de substituir as 50 aeronaves do modelo Fokker 100 de sua frota, avaliou a analista da corretora Coinvalores, Tatiane Pereira, que acompanha o setor.

"A alta do dólar elevou a dívida da TAM. Com novos acidentes envolvendo o Fokker, a tendência é a redução da receita da companhia com a queda nas vendas de passagens. Há o efeito psicológico nos passageiros. Muita gente vai migrar para outras companhias, como a Gol, que cobra menos pela passagem e tem uma frota mais nova'', diz a analista.

No ano passado, a TAM registrou um prejuízo de R$ 56,431 milhões. A companhia ainda não divulgou o resultado do primeiro semestre deste ano, apesar de o prazo para o envio do balanço ter se esgotado no último dia 15.

"O atraso na divulgação do balanço rende multa para a companhia'', diz a analista.

No mês passado, a TAM admitiu que deve substituir os 50 Fokker da sua frota no prazo de cinco anos. Só neste ano, dois Fokker deverão ser devolvidos.

A TAM é listada na Bovespa. Mas a última vez que sua ação foi negociada foi em março do ano passado. Os papéis das companhias aéreas no Brasil não possuem liquidez, ou seja, há poucas ações em poder do mercado para negociação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página