Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2002 - 21h31

Começa amanhã operação integrada da Varig, Rio Sul e Nordeste

das Folha Online

A Varig, Rio Sul e Nordeste colocam em funcionamento a partir de amanhã o plano de unificação operacional de malhas, frotas e funcionários. Segundo a empresa, 115 aviões farão parte da frota da operação unificada das três companhias.

O plano de unificação operacional das três companhias controladas pela FRB (Fundação Ruben Berta) faz parte da reestruturação financeira da Varig, que acumula dívidas calculadas em US$ 900 milhões.

Depois da unificação operacional, acredita-se que o próximo passo será a junção das três companhias numa só empresa. A unificação societária seria uma das exigências dos credores e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para aprovar o plano de recapitalização da Varig.

A partir de amanhã, as três empresas juntas vão oferecer ligações entre 70 cidades no Brasil. A rede nacional de linhas estará interligada aos serviços internacionais da Varig que hoje atingem diretamente 24 cidades de vários países e, graças à conexão com a malha dos parceiros da Star Alliance, garante aos clientes brasileiros acesso a mais de 800 destinos em todo o mundo.

Os aviões das três empresas realizarão quase cinco mil decolagens por semana, o que significa uma decolagem a cada dois minutos.

Nas ligações de grande demanda, entre aeroportos centrais de cidades como Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Vitória, será utilizado amplamente o conceito de ponte aérea, com a oferta de vôos em intervalos de até 15 minutos.

Estarão à disposição dos passageiros dentro do Brasil aeronaves como o Boeing 777, com capacidade para 280 passageiros e padrões inéditos de conforto, que normalmente é utilizado nas linhas internacionais. O avião fará a ligação diária Porto Alegre/Guarulhos (São Paulo) e daí seguindo para Paris e Amsterdã, rota que será inaugurada no dia 9.

O MD-11, que transporta 285 passageiros, também vai operar vôos domésticos, ligando Rio e São Paulo a Fortaleza e Natal. E o Boeing 767 (220 passageiros) estará operando entre Foz do Iguaçu, Curitiba e Guarulhos, dando a essas cidades também uma ligação a mais para o exterior, pois o vôo prosseguirá com destino a Milão.

Serão criados vôos diários do Nordeste para a Europa, a partir de Recife, Salvador e Fortaleza. De Salvador e Recife haverá vôos para Lisboa; de Salvador para Madri, Miami, Paris, Frankfurt e Milão; e de Fortaleza para Milão. Esses novos vôos permitirão aos passageiros do Nordeste uma redução substancial do tempo de viagem, pois não precisarão mais deslocar-se para embarcar em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página