Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2002 - 15h08

Cuba retoma pagamento de dívida de petróleo

da Folha Online

Cuba voltou a pagar uma dívida de US$ 142 milhões à Venezuela por causa do petróleo e voltará a receber o produto, informou o jornal cubano "El Nacional".

Já foram pagos US$ 29 milhões do total da dívida reestruturada. Com o pagamento, o primeiro carregamento de petróleo para Cuba deve deixar a Venezuela amanhã, informou o jornal. Os representantes da estatal Petroleos de Venezuela não estavam disponíveis para comentar a notícia.

A entrega de petróleo foi suspensa em abril durante um golpe de Estado na Venezuela que tirou do poder por alguns dias o presidente Hugo Chávez e Cuba deixou de pagar a dívida.

Em agosto, o ministro da Energia da Venezuela, Rafael Ramirez, anunciou um acordo de reestruturação da dívida que abriu caminho para o restabelecimento das entregas.

O acordo da Venezuela com Cuba tornou-se alvo dos oponentes de Chávez, que não aceitam o acordo de vendas preferenciais para a ilha, pelo qual Cuba recebe cerca de 53 mil barris de petróleo venezuelano por dia, mas paga por apenas 25% disso. A venda de petróleo responde por um terço da renda da Venezuela.

As informações são da France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página