Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2002 - 17h39

IGP-M fica em 1,13% na primeira prévia de setembro, diz FGV

ANA PAULA GRABOIS
IVONE PORTES

da Folha Online, no Rio e SP

O dólar continua pressionando os preços no início de setembro. O IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) ficou em 1,13% na primeira semana de setembro, divulgou hoje a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Em agosto, o IGP-M registrou inflação de 2,32%, a maior taxa desde agosto de 2000, quando o IGP-M ficou em 2,39%. Na primeira prévia do mês passado, o IGP-M havia ficado em 1,01%.

No ano, até a primeira semana de setembro, o IGP-M acumula alta de 9,17% e, nos últimos 12 meses, de 11,92%.

Repasse nos preços
Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), passaram de 1,30% na primeira prévia de agosto para 1,54% na primeira de setembro. Já no varejo, os preços medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiram 0,42%, contra 0,67% no mesmo período do mês anterior.

A alta no varejo foi mais uma vez liderada pelos preços dos alimentos, que subiram 1,03% (0,98%) na primeira prévia de agosto. A FGV já vinha detectando que, apesar da atividade econômica reduzida, os repasses de preços no varejo, especialmente no setor de alimentos, era crescente.

A alta do dólar, principalmente nas áreas de derivados de trigo e de soja, e a entressafra de alguns produtos explicam o comportamento dos preços dos alimentos. Já o grupo vestuário, influenciado pelas liquidações de inverno, apresentou na primeira prévia de setembro queda de preços de 0,86%, contra alta de 0,58% na primeira de agosto.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) ficou em 0,55% na primeira prévia deste mês, ante variação de 0,19% em igual período de agosto.

O IGP-M é composto pelo IPA, IPC e INCC. O peso de cada um desses componentes é 60%, 30% e 10%, respectivamente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página